Nomes de bebês celebridade: original ou cafona?

Posted on Jan 31 2012 - 1:49pm by lojasbebe

Muitos pais recorrem a livros com o significado dos nomes no momento da escolha do nome de seu bebê, outros preferem homenagear parentes ou amigos próximos, e outros optam por copiar os nomes de bebês celebridades, filhos de artistas, ídolos do esporte, apresentadores de TV, modelos internacionais. Os dados cartoriais não mentem: Benício, Joaquim, Benjamin e José, anteriormente vistos como nomes populares masculinos, ganharam status após serem requisitados para o registro de filhos de celebridades. A prática anterior, no Brasil, era a escolha por nomes duplos ou estrangeiros, preferencialmente os de origem inglesa.

Agora, com um sem número de revistas que se ocupam do cotidiano de artistas, os nomes de bebês celebridades chegaram com tudo. Seja lá qual for o motivo que leva os pais a compartilharem do gosto do ídolo, há que se atentar para alguns fatos relevantes, tais como: os nomes de bebê celebridade pode ser significativo para os pais famosos, todavia sem a menor ligação com os papais anônimos (principalmente com a criança); os nomes de bebê celebridade podem ser uma verdadeira aberração (Por acaso alguém aí se lembra da filha de um cantor que se chama nada mais nada menos que Alegria?); o nome do bebê celebridade pode ser lindo e até mesmo super popular no país do ídolo, mas no Brasil pode soar como chacota (sem contar que estrangeirismo não é moda, definitivamente).

Quanto às celebridades atuais, é preciso tirar o chapéu para aquelas que elegeram para seus pimpolhos alcunhas tipicamente brasileiras e há algum tempo esquecidas, como João, Maria, José, Joaquim. Jogada de marketing ou não, a postura contribuiu para minimizar a enxurrada de estrangeirismos presentes nos registros de nascimentos. Uma forma bacana e original de valorizar a cultura nacional mais popular e fortalecer os laços com a nação desde o berço.