Dia Nacional do Teste do Pezinho: saiba a importância do teste

Posted on Jun 25 2012 - 3:59pm by lojasbebe

teste do pezinho contra doencas

Todo mundo sabe que, quando se trata de mãe e pai, pegar no pé é um ato de amor. E quando o bebê é recém-nascido, esse simples ato pode significar a diferença entre uma vida saudável ou não – e é aí que entra o Teste do Pezinho. Desde 2011, o Ministério da Saúde instituiu o dia 6 de junho como o dia Nacional do Teste do Pezinho, e não é à toa: apesar de ser obrigatório e de o exame detectar pelo menos quatro doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas, algumas pessoas ainda não lhe dão a devida importância – e deixam passar o prazo em que o teste deve ser feito, entre 48 horas de vida e o quinto dia de nascimento do bebê.

cuidados bebes teste obrigatorio do pezinho

Siga os conselhos do seu médico pediatra e faça o Teste do Pezinho na data correta, pois depois disso pode ser tarde demais para evitar danos irreversíveis, como retardo mental, uma vez que a eficácia do tratamento fica comprometida. Parte do Programa Nacional de Triagem Nacional, o Teste do Pezinho detecta, por exemplo, fenilcetonúria e hipotiroidismo congênito, que podem causar deficiência intelectual grave, comprometendo o futuro da criança.

Por outro lado, além de outros tipos de hemoglobinopatias, o teste verifica também se o bebê tem anemia falciforme ou fibrose cística, que causam danos que podem ser evitados ou minimizados se detectados precocemente pelo Teste do Pezinho ainda na primeira semana de vida, antes do aparecimento dos primeiros sintomas. Dependendo da doença encontrada, vários conselhos são dados aos responsáveis e alguns cuidados bem específicos terão que ser tomados o mais breve possível, como alimentação especial, por exemplo.

teste do pezinho amostras sangue

Todos os pediatras são orientados a pedir o exame assim que o bebê nasce, e toda a rede pública de saúde está habilitada para realizar o exame – que é obrigatório. O Programa Nacional de Triagem Neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS) prevê a triagem de quatro doenças no exame da rede pública, mas a rede particular chega a oferecer até seis tipos de Teste do Pezinho: básico (que rastreia 17 doenças), ampliado (20 doenças), plus (23), master (28), expandido (46) e completo (50 doenças rastreadas).

procedimentos teste do pezinho

Todos são feitos da mesma forma – e daí o nome do teste: a análise do sangue do neném é realizada através de um pequeno corte no calcanhar da criança, procedimento que em nada põe em risco o recém-nascido, e entre sete e dez dias o resultado é enviado tanto para os pais como para o pediatra responsável, que orientará a família e dará os conselhos necessários em caso de resultados positivos.
Mais do que um exame, o Teste do Pezinho é uma prova de amor ao bebê.